Acordar ou Despertar? Faz diferença?

December 20, 2018

 

 

O que vem em sua cabeça quando alguém começa a questionar ou falar sobre o despertar? Consciência? Expansão do ser divino que somos? Que saco... de novo não... Uhm que interessante...

 

Gostaria de relatar algo que aconteceu ou melhor acontece comigo.

Sempre que alguém falava algo deste tipo ou até mesmo quando abro minhas redes sociais e por coincidência do destino ou simplesmente pelas regras de negócios tão aprimoradas que existem hoje, de rastrear todos nossos acessos, uma coisa é fato!

Eu criava expectativa de como seria o meu despertar.

Lia textos de diversas pessoas e como a vida muda, algumas com despertar mágicos, outras sofridos e outras até mesmo parecendo coisa de outro mundo. Acho que devido a esta minha expectativa, eu fui criando um despertar para mim, que não existe.

Pegava um pouco dali: “- meu despertar fez meus hábitos alimentares mudarem”. Pensava: "- Nossa isso está acontecendo comigo, uhm estou despertando...."

Depois outro pedaço: “-minha expansão eu vi luzes e senti cheiros”.

"- Uhm nossa na meditação de hoje, senti cheiros, será que estou despertando?".

Pedacinhos e outros pedacinhos de histórias valiosas que muitas pessoas passaram e minha cabecinha (mente) criativa, foi criando expectativas, ou melhor, ilusões.

Então um belo dia, num momento que eu menos esperava, percebi que eu estava mais desperta do que nunca. O despertar vem!

Para mim veio, quando de forma muito clara mostrou que eu estava muito melhor do que já fui um dia! Quando as famosas mesmices da vida têm um outro final e claramente eu vivenciei o aprendizado que precisava para aquela situação. A sensação de plenitude, aceitação e acerto, cai como uma luva. O mais interessante de tudo, que está tal satisfação é única, própria e nada mais importa, pois tudo se torna único. Posso mudar de opinião, mas hoje acredito que temos muitos momentos de despertar!

Então resolvi, tentar ilustrar alguns momentos de despertar através de uma pequena historinha:

Um belo dia resolvi marcar uma viagem com alguns colegas de trabalho, familiares a aquela turma de amizade longa que iniciaram na pré-escola ou com filhos de amigos dos meus pais. Eu estava bem apreensiva com esta viagem, pois pela primeira vez teria ao meu lado muitas pessoas que amo e aprendo na vida e ao mesmo tempo, pessoas que não se conhecem.

Chegamos na nossa bela casa de praia que alugamos para o final de semana. Havia quartos para todos, a cozinha estava recheada de comidinhas gostosas e como chegamos tarde da noite e cansados, cada um foi para o seu quarto.

No dia seguinte uma primeira turma acordou as 7h da manhã. Começou um zum zum zum mas as pessoas falavam baixinho para não incomodar quem ainda dormia. Mas uma das pessoas começou a falar um pouco mais alto, pois estava ali e não se conformava que alguns continuavam dormindo. O dia estava lindo, a praia estava próxima e não entendia como não tinham acordado para ir desfrutar. Como assim marcar uma viagem em grupo e permanecer dormindo ao amanhecer num local tão maravilhoso?

 Outras duas pessoas, se prontificaram a fazer o café da manhã, pois assim que os próximos acordassem se sentiriam acolhidos e claro em breve todos poderiam ir juntos para linda praia.

Fiquei notando que outros saíram para o jardim, começaram a praticar exercício e meditação. Um acendeu um cigarrinho e ficou ali, parado olhando um beija flor que visitava as lindas flores que coloriam o jardim.

Então comecei a ver o despertar o entendimento da espiritualidade ali, nas cenas que estavam por vir. Ninguém é melhor do que ninguém por despertar mais cedo, apenas somos. Somos iguais, acordando em horários diferentes.

Eu sabia que minha amiga, apesar de acordar muito cedo habitualmente e que ainda estava dormindo, tinha tido uma semana difícil no trabalho; e estava intencionada em acordar tarde, pois precisava descansar seu corpo. Um outro colega que também estava dormindo, havia atendido algumas pessoas até altas horas no dia anterior e apesar de sempre acorda as 5h da manhã, pois adora fazer Yoga estava no seu quarto.

Foi lindo ver a atitude de algumas em preparar o acolhimento para o acordar do próximo, pois a única coisa importante era o momento de todos curtirem juntos o despertar. Não tinha pressa, nem expectativa de quando seria. Mas tinha uma única certeza: estar próximo de quem despertar faz a renovação do despertar individual. É uma forma maravilhosa de reviver um novo despertar e doar.

Claro que algumas pessoas que estavam acordadas, pensaram: - Por que não acordar os demais? Com uma música calma ou até mesmo uma corneta, assim acordariam no susto e assim todos poderiam curtir mais a praia maravilhosa.

O do cigarrinho falou: - Eles podem acordar de mau humor, assustados ou até mesmo brigar com a situação. Ou podem simplesmente não ligar, mas nãos seria interessante respeitar e deixar eles acordarem no tempo deles.

Todos nós sem exceção procuramos a felicidade, ser amados e acima de tudo a conexão mais pura com a verdade. Cada um tem o seu tempo. Todos estaremos juntos neste lugar maravilhoso, percorreremos caminhos diferentes, em tempos diversos, com pessoas amáveis ou não ao nosso lado. Mas todos sem exceção, chegarão na praia maravilhosa e juntos curtiremos muito.

Então no momento de despertar, acordar ou simplesmente se abrir para com a espiritualidade, respeite o processo de cada um. Acolha se for de coração, não espere nada em troca, faça o café da manhã mais gostoso e farto, mas não crie expectativa que a pessoa comerá, agradecerá ou simplesmente verá.

Lembre-se as pessoas podem ter insônia e comer a noite toda, podem acordar agitada e com necessidade de um banho do mar antes de qualquer coisa, podem despertar vendo a linda mesa posta e comentar sobre sua experiência apreciando um delicioso café da manhã e assim vai as inúmeras possibilidades para um acordar e despertar.

Neste dia eu fui uma das últimas a acordar e mesmo assim foi cedo o suficiente para conhecer a praia maravilhosa com todos aqueles que amo.

 

Please reload

Featured Posts

Propósito! Viver o presente! Meditar! Essas afirmações tiravam o meu sono e as vezes geravam frustrações!

September 10, 2019

1/1
Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive