©2018 by beopenmind. Proudly created with Wix.com

A incrível arte de se olhar no espelho!

January 5, 2019

 

 

Esses dias conversando com minha melhor amiga entramos num embate muito interessante: a incrível arte de se olhar no espelho. Muitos conhecem um famoso conto de fadas onde uma bruxa má, olha para um espelho e pergunta se existe alguém mais bela do que ela.

 

Pois bem, a imagem que aparecia no espelho não era da bruxa, mas de um tremendo puxa saco criado pela própria personagem má da história. Ele sempre idolatrava sua “dona” até que um dia ele criou coragem de falar a verdade e contou que havia alguém mais bonita do que ela.

 

Eu acho que a bruxa se ligou que o mundo estava mudando e não podia se achar melhor em tudo. Aquele reflexo, de certa forma era ela, mas que precisava de um apoio moral para confiar em si; então criou o reflexo “esperto” do espelho.

 

O ponto aqui, não é interpretar a verdade da história e tão pouco analisar as atitudes da bruxa, mas sim pegar nuances da vida, metáforas e aprendizados. No mundo real, quando estamos de frente ao espelho, nossa própria imagem que deveria a aparecer. Você já reparou que ao olhar no espelho raramente iniciamos a analise olhando olho no olho?

 

Iniciamos olhando o cabelo, analisando os dentes, procurando algo que esta incomodando ou chamando atenção; tipo uma pinta, uma sujeirinha e etc... O segundo momento aí sim, olhamos nossos olhos.

Pare neste momento, se você foi ali no espelho testar, veja quando o seu olhar encontra o seu próprio olhar. O que ele vê?

A forma que nos encaramos, claro vai mudar ao longo do dia, da situação, dos momentos, sentimentos e etc; mas observe de forma honesta como está se olhando. Pare por um momento, é fundamental ter esta percepção de forma verdadeira!

 

Sabe por que? Porque o mundo está lhe vendo assim!

 

Ãhhhhhh foi este som que minha melhor amiga fez quando contava, minha percepção sobre a incrível arte de se olhar no espelho!

Somos reflexos do que vemos e vivemos, ao olhar no espelho, não tem como mentir para si mesma (falaremos sobre técnicas de percepção outro dia), mas estamos de frente com a verdade nua e crua. Apreciada ou não, amada ou desprezada, respeitada ou não, admirada ou desvalorizada, e assim vai. Este exercício real faz ficarmos frente a frente pelo o que estamos passando.

 

Não tem certo ou errado, a sensação do reflexo vai mudar, simplesmente porque nós criamos todas as nossas realidades. Tudo muda o tempo todo. Mas o mundo, as pessoas, compreendem o reflexo que você vivencia ou cria. Logo o mundo lhe vê assim!

 

Então quando ouvimos, mude, se transforme e o mundo muda! Está ai, a arte de se olhar no espelho! Não crie ilusão de ser perfeita, isso não será possível. Somos seres imperfeitos e inacabados; onde dia após dia, estamos amadurecendo, crescendo, aprendendo e criando realidades mais “honestas” de nós mesmos.

 

Então numa próxima olhada ao espelho, use a empatia. Se coloque no lugar daquele reflexo e veja o que pode ser melhorado, admirado ou ressaltado para o dia de hoje!

Please reload

Featured Posts

Propósito! Viver o presente! Meditar! Essas afirmações tiravam o meu sono e as vezes geravam frustrações!

September 10, 2019

1/1
Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags